quinta-feira, 31 de março de 2011

O rio Mamoré.

O Mamoré é o formador de maior extensão do Madeira. Nasce em altitude elevada, correndo, inicialmente com acentuada declividade em leito encachoeirado. Chegando em terreno plano seu curso torna-se tortuoso.


Após percorrer extensa planície, o Mamoré inicia um trecho de corredeiras (logo a jusante da cidade de Guajará Mirim, situada na margem direita do rio) com a Cachoeira de Mamoré, que se estende até o rio Madeira, montante da cidade de Porto Velho.



Todo o baixo Mamoré corre em terrenos planos, com algumas variações de declividade, motivadas por corredeiras. Seu percurso é tortuoso e as condições de navegação organizada não se apresentam muito favoráveis. Além das corredeiras, ocorrem bancos e ilhas de aluvião que estrangulam o rio. Entretanto, na época das cheias ( entre os meses de novembro e maio, com duração variável), os trechos mais baixos, onde não há corredeiras são navegáveis. Neste período, navegam embarcações no Mamoré, entre as cidades de Guajará Mirim e Trinidad (Bolívia), com 1,20m de calado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário