domingo, 1 de agosto de 2010

HISTÓRIA POLÍTICA: ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS 2010.

Eleições presidenciais de 2.010!

O anúncio dessa frase tem grande efeito, especialmente para os milhares de brasileiros que acompanharam a caminhada recente da re-democratização em nosso País.

Apesar da curta história de democracia, o povo brasileiro vivencia hoje, podemos dizer que a partir destas eleições, o País passará por uma das principais guinadas na sua vida política.

Pode parecer mera especulação, porém não é leviano sentir que com o fim do Governo Lula, juntamente com a abertura para um novo páreo de escolha democrática do governante da nação, deixa uma agradável sensação de página virada na nossa história.

No pós-Lula, o Brasil vislumbra um novo horizonte de perspectivas políticas, libertando-se do mau agouro dos primeiros anos de re-democratização, frustrações como a derrota na campanha das “Diretas Já”, a morte do Presidente eleito, Tranquedo Neves, planos econômicos mirabolantes, hiper-inflação, “fiscais” do Sarney desapontados, o processo de impeachment do Presidente Collor, anões do orçamento, e tantos outros fatos que frustraram as expectativas do eleitor.

A estabilização da moeda, ainda no Governo de Itamar Franco, e início de umas novas visões administrativas, chamadas de neoliberal pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso, inseriu novamente o Brasil num contexto de importância econômica no mundo da globalização.

Isso levou a população brasileira começar a experimentar o gostinho do consumo, além da popularização das “novas tecnologias”, algumas nem tão novas assim como no caso da telefonia, dando novos ares de inclusão de algumas camadas sociais menos abastadas, além de possibilitar o assalariado fazer um planejamento mais cuidadoso de como gastar seu salário.

Já o temido Governo Lula, do Partido dos Trabalhadores, que fora visto por muitos como uma ameaça concreta, trouxe ao País o benefício de demonstrar sua solidez democrática, vez que o PT havia se recusado a assinar e reconhecer a Constituição Federal de 1.988 legítima, aceitou as regras do jogo democrático, e de certa forma trouxe um alívio a apreensão que pairava envolto de fumaça, especialmente no que se diz respeito ao direito de propriedade, globalização, mercado internacional, dívida externa, etc...

Ao contrário do governo antecessor, o governo PTista assume uma postura mais centralizadora do poder estatal, reativando inclusive velhos dinossauros que serviam de reduto eleitoreiro, apelando para uma imagem mais populista.

Essa breve contextualização da história recente do País se faz necessária para que possamos entender melhor a importância do momento democrático em que vivemos, especialmente quando transparece a idéia que os acontecimentos necessários para o amadurecimento da re-democratização do Brasil, chegou em seu ápice 25 (vinte e cinco) anos após a tão sonhada abertura prometida por João Figueiredo.

O que parecia inatingível estará materializado com essa eleição de 2.010, cabendo aos futuros Presidentes respeitarem as conquistas de liberdade e igualdade social atingidas, mesmo que ainda estejam muito aquém da necessidade da nação.

Muito provavelmente haverá uma polarização na campanha eleitoral, entre a pré-candidata Dilma Rousseff da situação governista, e do pré-candidato tucano José Serra como alternativa oposicionista, por isso decidimos tentar fazer uma breve resenha de ambos os candidatos.

Ambos os candidatos representam as esquerdas brasileiras, que vem governando o País desde o Governo Fernando Henrique Cardoso, o tucano socialista que levou o Brasil a uma política neoliberal, com forte perfil descentralizador, promovendo privatizações e retirando a maquina administrativa governamental de vários setores.

É nesse contexto de governo, que o pré-candidato José Serra assumiu como Ministro da Saúde no Governo FHC, teve a ousadia de quebrar as patentes dos remédios que auxiliam no tratamento da AIDS, criou também os chamados remédios genéricos que ajudou a combater os preços.

Por sua vez, sua adversária Dilma Rousseff, atuou como Ministra da Casa Civil (2005) de Luiz Inácio Lula da Silva, após a dramática saída de seu antecessor José Dirceu com os escândalos de corrupção, e anteriormente exercia a pasta de Minas e Energia (2002), que de certa forma assumiu um caráter desenvolvimentista.

O candidato José Serra, foi presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes), se auto-exilando no Chile, e posteriormente nos E.U.A., com uma rica formação acadêmica na área da economia.

Atuou com professor universitário, e na carreira política foi eleito como Deputado Federal pelo Estado de São Paulo na constituinte de 1988, posteriormente Senador, Prefeito da Cidade de São Paulo e Governador do Estado de São Paulo.

Por sua vez a pré-candidata Dilma Rousseff, no tempo da ditadura militar entrou para clandestinidade, lutando em busca de uma revolução comunista no Brasil, agiu em diversas ocasiões nas ações dos movimentos armados.

Também possui formação acadêmica em economia, e posteriormente a abertura política, ingressou no PDT, participando de algumas administrações PTistas e PDTistas no Estado do Rio Grande do Sul.

Uma das principais diferenças entre os candidatos é que José Serra tem bastante experiência no pleito eleitoral, perdendo inclusive a última eleição presidencial para Lula, enquanto a candidata Dilma Rousseff, apesar de estar inserida nos bastidores da administração pública, jamais participou ou foi eleita em cargo público eletivo.

Apesar das convicções políticas e da carreira pessoal de cada candidato, nos eleitores estamos para ver se de fato o populismo do Presidente Lula será capaz de transferir os votos necessários para a campanha da candidata Dilma.

Entretanto uma coisa é certa: Um eventual governo da Presidenta Dilma Rousseff não será a continuidade do Governo Lula, assim como o possível Governo de José Serra não será também a continuidade do Governo FHC, pois ambos os candidatos possuem ambições e características próprias, que de certo surpreenderão seus antecessores.

Referências

JUNIOR, Dirceu Casa Grande. História do Brasil IV. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

CONSTANTINO, Rodrigo. Serra ou Dilma? A escolha de Sofia. Blogger.com, postado em 18/12/2009. Fonte: http://rodrigoconstantino.blogspot.com/2009/12/serra-ou-dilma-escolha-de-sofia.html Acesso em 14/05/2010, às 15:00 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário